Recheios e Coberturas para Bolos e Tortas

Os recheios e coberturas dos bolos e tortas precisam ser saborosas e também ter uma boa aparência, afinal é o que é visto, e o que despertará ou não o desejo de degustar uma fatia, ou várias…

As receitas de recheios e coberturas que trazemos a seguir são simples e versáteis, muitas podem ser usadas para ambas as finalidades, tanto em bolos recheados, tortas, cup cakes, naked cakes,  pavês, tortas de bolacha. É só usar a imaginação e surgem deliciosas combinações de sabores com frutas, chocolate, castanhas… enfim, o que preferir.

COBERTURA CREMOSA DE CHOCOLATE

Esta cobertura pode ser usada fria para cobrir bolos como Nega Maluca e Bolo de Cenoura. Além disso é um creme ótimo para usar em decoração. Para isso pode ser colocado em saco de confeitar com bico perlê ou saco plástico mais resistente que tenha um pequeno furo. Dessa maneira é possível escrever ou desenhar com o creme. Fica lindo!

  • 2 xícaras de leite
  • 8 colheres (sopa) de achocolatado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) rasa de manteiga

 

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Mexendo às vezes, deixe ferver até reduzir um pouco. Então derrame a cobertura ainda quente sobre a torta. Depois que esfriar a cobertura ficará mais consistente, lisa e brilhante. Usar dessa forma se for para tortas como a Torta Alemã.

PUBLICIDADE

COBERTURA DE CHOCOLATE

Esta cobertura de chocolate fica uma casquinha bem seca e deve ser colocada sobre o bolo assim que sair do forno. É ideal para ser usada como cobertura em bolos como “Nega maluca” e  Bolo de Cenoura.

  • 3 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
  • 3 colheres (sopa) bem cheias de achocolatado.
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) rasa de margarina ou manteiga sem sal.

 

Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo. Sempre mexendo, deixe cozinhar até que fique um creme bem consistente (fica praticamente em ponto de bala, por isso seca bem rápido). Retire do fogo e espalhe rapidamente sobre o bolo que acabou de sair do forno. Se preferir pode colocar ainda chocolate granulado, confeitos coloridos ou até mesmo coco ralado (isso precisa ser feito imediatamente, caso contrário não fixa mais na cobertura).

 

CREME GANACHE PARA RECHEIOS E COBERTURAS

Recheios e coberturas dos mais diversos tipos de doces podem ser desse delicioso creme chamado Ganache, que leva apenas dois ingredientes, são eles:
Creme de leite
Chocolate
A medida é sempre 1 para 1, ou seja: sempre será usada quantidade igual em peso, de creme de leite e chocolate. Por exemplo: para 200 gramas de chocolate, necessita-se de 200 gramas de creme de leite. Pode ser utilizado creme de leite fresco (nata) ou aquele que vem na lata ou caixinha. Também o chocolate pode ser meio amargo ou ao leite, como preferir.

COMO FAZER GANACHE

Aqueça o creme de leite em uma panela ou no forno micro-ondas, depois adicione o chocolate em pedaços e mexa até que o creme Ganache fique homogêneo. Se precisar que o creme fique bem consistente, é só deixar na geladeira de um dia para o outro e caso esteja firme demais, basta mexer um pouco, que volta a ficar cremoso. Experimente em recheios e coberturas para Cup cakes.

CREME BELGA

Quando queremos rechear um bolo com frutas, bombons picados ou castanhas, o ideal é que isso seja feito junto a um creme. A receita de creme belga a seguir, é ideal para essa finalidade.

OS INGREDIENTES SÃO:

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
2 gemas
1 colher de sopa de amido de milho

Coloque o leite e o leite condensado em uma panela, misture bem e leve ao fogo médio. Continue mexendo às vezes, e quando levantar fervura (atente-se para que não transborde), baixe o fogo e adicione o amido de milho dissolvido em um pouco de água juntamente com as gemas. Deixe no fogo por mais 2 minutos depois de levantar fervura novamente, sempre mexendo. Se quiser utilizar o creme belga junto a frutas in natura, é preferível aguardar até que esfrie antes de utilizar.

 

Faça um comentário!