Receita de Pudim com Calda de Caramelo

Há quem diga que a sobremesa é a melhor parte de uma refeição. E o famoso pudim é uma boa opção para esse momento delicioso. A receita de pudim a seguir, não leva muito tempo na preparação em si, pois é feita no liquidificador. Ou seja: O pudim dá menos trabalho do que uma torta. Entretanto para ficar totalmente pronto leva algumas horas, já que é cozido em “banho maria” e depois precisa de tempo até que esteja completamente resfriado para que possa ser retirado da forma e servido. A vantagem é que enquanto o pudim está cozinhando e sendo refrigerado, você precisa apenas monitorar e pode perfeitamente realizar outras tarefas nesse tempo.

INGREDIENTES DA RECEITA DE PUDIM:

  • 3 ovos;
    • 1 lata de leite condensado;
    • 2 latas de leite (2 vezes a medida da lata de leite condensado);
    • 2 xícaras de açúcar para caramelizar a forma

PREPARANDO A FORMA PARA O PUDIM

Para a calda de caramelo, derreta 2 xícaras de açúcar na própria forma onde será cozido o pudim. Depois que o açúcar estiver derretido, dê um choque térmico na forma, colocando-a em água fria. Segure a forma embaixo da torneira para que vá molhando do lado de fora. Assim que o açúcar caramelizado for levando o choque de temperatura, começará a estalar e trincar. Fazendo isso o pudim não ficará grudado na forma depois de pronto e resfriado.
PUBLICIDADE

COMO FAZER O PUDIM:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque dentro da forma previamente preparada com o açúcar caramelizado. Se preferir que o pudim fique sem os furinhos na massa, ou seja: aquela massa bem lisinha, então de alguma forma retire o oxigênio antes de colocar o pudim da forma. Isso pode ser feito deixando a mistura descansar um pouco depois de batida e ao derramá-la na forma, segurar a espuma, que depois será descartada, com a tampa do liquidificador. Também cuide para que durante o cozimento a água do banho maria não esteja em temperatura muito alta, borbulhando muito, pois isso também ocasionará furinhos no pudim. São detalhes que parecem simples, mas importantes para que a receita de pudim seja um sucesso.

DELICIOSO PUDIM QUASE PRONTO

Leve a forma com o pudim ao fogo médio, em banho maria, por 1 hora e meia. Se preferir também pode levar ao forno a 200 graus por 2 horas, também em banho maria. Lembre-se que será necessário repor água no recipiente em que está a forma durante o processo de cozimento. Depois disso o pudim deve ser resfriado, espere por pelo menos 4 horas, então passe uma faca sem serra entre a forma e o pudim, antes de virá-lo para retirar da forma. Se tiver tempo para preparar o pudim na véspera é melhor, assim dará tempo para adquirir uma boa consistência antes de desenformá-lo.

 

Faça um comentário!