Receita de Pão de Ló – Para Bolos Recheados

Ah… o que seria daquela comemoração sem um delicioso bolo… Mas essa “estrela” importante presente nas festas, não tem um preparo tão simples assim, principalmente a massa que geralmente é de pão de Ló, tem uma execução um pouco complexa. Por isso, e também por causa do custo dos ingredientes da cobertura e do recheio, o famoso bolo não costuma ser muito barato. Mas não é por isso que vai ficar faltando, afinal ninguém merece passar um aniversário sem bolo

FAZER PÃO DE LÓ É DIFÍCIL?

Bem, é no preparo da massa de bolo para rechear, que a maioria das pessoas desiste. Por ser  delicada, em virtude das claras em neve que são muito frágeis e perdem facilmente sua consistência, a massa pode não ter as características ideais para um bolo recheado. Mas não é só isso, tem ainda aqueles outros fatores clássicos que tornam a arte da confeitaria necessariamente precisa, são eles: tempo, temperatura, proporção. Tudo tem que ser exato, caso contrário o resultado pode ser comprometido ou até um desastre.

A seguir apresentaremos uma receita de pão de Ló que pode ser preparada em batedeira de bolo simples (aquela com dois agitadores). Portanto não é necessário utilizar uma batedeira planetária (que tem apenas um agitador grande).

POR QUE PÃO DE LÓ É MELHOR PARA RECHEAR?

Vale lembrar ainda, que a massa de pão de Ló, é a mais recomendada para bolos recheados, pois o fato de não levar gordura, faz com que a massa permaneça macia e soltinha mesmo depois de resfriada, o que não acontece com massas que têm gordura.

A lista do que você precisa para fazer a massa do bolo recheado é pequena, veja:
PUBLICIDADE

INGREDIENTES DO PÃO DE LÓ

  • 4 ovos
  • 1 xícara de água quente
  • 1 ½ xícara de açúcar
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de amido de milho
  • 2 colheres (chá) de fermento químico
  • I pitada de sal

COMO PREPARAR O PÃO DE LÓ

  • Separe as claras das gemas dos ovos, então bata as claras em neve com 1 pitada de sal e reserve.
  • Em outra bacia coloque as 4 gemas e comece a bater com a batedeira, logo adicione a água quente. Deixe bater até aumentar de volume e encher a bacia da batedeira.
  • Com a batedeira ligada, adicione aos poucos o açúcar previamente peneirado, de colherada em colherada. Deixe batendo enquanto peneira a farinha de trigo, com o fermento e o amido de milho.
  • Com a batedeira na velocidade mais baixa, adicione rapidamente os últimos ingredientes e desligue a batedeira.
  • Continue misturando a massa manualmente com a ajuda de um batedor de claras , até que a massa fique homogênea. Depois acrescente as claras em neve, e ainda com muita delicadeza, incorpore-as à massa.

ASSANDO O PÃO DE LÓ…

Coloque a massa de Pão de Ló em uma assadeira redonda, untada e enfarinhada (também pode forrar o fundo com papel manteiga) de 25  centímetros de diâmetro, e leve para assar por cerca de 50 minutos em forno pré aquecido, à temperatura de  aproximadamente 200°C.

Depois de fria, desenforme a massa. O Pão de Ló que você acabou de fazer, pode ser cortado duas vezes na horizontal, formando 3 discos de massa. Agora o Pão de Ló pode ter 2 camadas de recheio, iguais ou diferentes, como preferir. A cobertura também fica a seu critério.

UTILIZE A MESMA RECEITA DE MASSA PARA DIVERSOS PREPAROS

Essa receita de Pão de Ló é muito versátil, como vimos pode ser branca ou de chocolate. Além disso também serve como massa para rocambole (basta utilizar uma assadeira retangular para tal), pode ainda ser utilizada como base para torta mineira e pavês.

Se quiser fazer um Pão de Ló de chocolate, adicione juntamente com a farinha de trigo, 4 colheres de sopa de cacau em pó, ou de achocolatado.

Se quiser, veja aqui sugestões de recheio e cobertura para bolo pão de Ló.

 

Faça um comentário!