Receita de Bolo de Cenoura

Delicioso, saudável, nutritivo… O famoso bolo de cenoura é o preferido de muitos para a hora do lanche ou até mesmo café da manhã. Mas… Como fazer bolo de cenoura?

A massa do bolo de cenoura é muito simples e fica pronta rapidinho. Antes de apresentar a receita, já vamos dar a primeira dica: o bolo de cenoura não pode ter cenoura demais, para não ficar “massudo” ou até “batumado”. Mas o problema é que a cenoura, ingrediente principal, não tem um tamanho padrão, e a maioria das receitas de bolo de cenoura indicam a quantidade de cenouras por unidade.

COMO MEDIR A QUANTIDADE CERTA DE CENOURAS?

Poderíamos trabalhar com peso, mas como muitas pessoas não possuem uma balança na cozinha, utilizamos um pote vazio de creme vegetal de 500 gramas, que deve conter cenouras cortadas em rodelas até 2 centímetros da borda. Ou seja, o pote deve estar quase cheio. Para isso serão utilizadas em média de 2 a 4 cenouras, dependendo do tamanho.

Então vamos à receita propriamente dita:

INGREDIENTES DO BOLO DE CENOURA:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 2 a 4 cenouras médias cortadas em rodelas
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • suco de 2 laranjas
  • 4 colheres(chá) de fermento químico

PUBLICIDADE

MODO DE PREPARAR O BOLO:

Bata no liquidificador, os ovos, o óleo e as cenouras. Adicione o açúcar aos poucos enquanto continua batendo. Ainda com o liquidificador ligado, adicione o suco de laranja e bata mais um pouco.

Massa quase pronta…

Em uma bacia, coloque a farinha de trigo e o fermento peneirados. Aos poucos vá despejando o conteúdo da jarra do liquidificador na bacia, ao mesmo tempo em que mistura com um fuê (batedor de claras) ou uma colher. Bata mais um pouco manualmente, se preferir essa última etapa pode ser feita na batedeira.

HORA DE ASSAR O BOLO DE CENOURA

Distribua a massa em uma assadeira retangular (20 por 35 cm) e leve ao forno médio (200 graus) pré aquecido, para assar por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito para saber quando o bolo está pronto para ser retirado do forno.

COBERTURA PARA BOLO DE CENOURA

Esta primeira sugestão de cobertura fica uma casquinha bem seca e deve ser colocada sobre o bolo assim que sair do forno. Vale lembrar que essa receita também serve como cobertura para outros bolos como “Nega maluca”

  • 3 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
  • 3 colheres (sopa) bem cheias de achocolatado.
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) rasa de margarina ou manteiga sem sal.

Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo. Sempre mexendo, deixe cozinhar até que fique um creme bem consistente (fica praticamente em ponto de bala, por isso seca bem rápido). Retire do fogo e espalhe rapidamente sobre o bolo que acabou de sair do forno. Se preferir pode colocar ainda chocolate granulado, confeitos coloridos ou até mesmo coco ralado (isso precisa ser feito imediatamente, caso contrário não fixa mais na cobertura).

OUTRAS SUGESTÕES DE COBERTURA PARA O BOLO

Ganache ou cobertura cremosa de chocolate. Veja essas receitas no post sobre recheios e coberturas para bolos.

 

Faça um comentário!